Já ficou parado no semáforo e este nunca mudou para verde? Saiba o porquê.
Cada semáforo possui um temporizador ou sensor, o que ajuda a direcionar o fluxo do tráfego. Nas grandes cidades, onde os veículos atravessam os cruzamentos 24 horas por dia, o trânsito geralmente é controlado por semáforos que usam temporizadores.
Por outro lado, nas localidades e nas estradas municipais, os sensores de semáforos (detetores) são geralmente preferidos porque não só fazem a gestão eficaz do fluxo de tráfego inconsistente, mas também detetam quando os veículos chegam aos cruzamentos, quando vários carros estão acumulados num determinado local do cruzamento e, quando os carros entram nas faixas de conversão.
Esses sensores utilizam diferentes tecnologias, desde laços de indução, radares, câmaras, lasers até tubos de borracha com ar.
LAÇOS DE INDUÇÃO
Os sensores de semáforo primários, confiáveis ??e mais comuns são os circuitos de indução. Laços de indução são bobinas de fio que são embutidas na superfície da estrada para detetar alterações na indutância e, em seguida, transmiti-las ao circuito do sensor para produzir sinais.
O laço geralmente é alimentado com uma determinada frequência por um gerador, resultando em um campo magnético induzido. À medida que o campo magnético continua a aumentar devido ao fluxo contínuo de corrente, as bobinas atingirão um campo mais forte que pode durar um período de tempo mesmo após o interruptor estar aberto.
Para que um circuito de indução alcance maior coeficiente e seja mais confiável na deteção de tráfego, ele deve possuir diversas bobinas de fio e um núcleo de ferro (material magnético). O núcleo é o material no qual as bobinas de fio são enroladas.
Laços de indução são utilizados para detetar veículos em semáforos,
a fim de manter o fluxo de tráfego o mais eficiente possível.
Quando as bobinas são colocadas nas ranhuras e cobertas com compostos de borracha, elas produzem uma quantidade específica de indutância que pode ser medida usando um medidor de indutância.
Mas quando um veículo pára ou passa por cima do circuito, o material maior de aço (metálico) que constitui a carroceria do carro atuará como o núcleo do circuito de indução. Como o aço é um material magnético, ele aumentará a indutância do circuito e causará uma alteração na corrente que flui através do circuito do sensor.
Portanto, quando as mudanças no campo magnético são transmitidas ao controlador de sinal pelas bobinas do fio, elas causam uma mudança no sinal de trânsito.
Os laços de indução oferecem diversas vantagens. Eles não são afetados pelo clima e são bastante imunes a falsos positivos acidentais.
Eles também podem cobrir grandes partes das pistas e podem ser localizados de acordo com as necessidades do utilizador. No entanto, eles podem não conseguir detetar o tráfego de bicicletas devido ao pouco componente metálico das bicicletas.