Mudar para uma nova
casa significa tomar muitas decisões em muito pouco tempo. Desde a
seleção dos melhores suprimentos até a
escolha da data de mudança certa, o número de tarefas a fazer pode
se tornar absolutamente esmagador. A decisão de realocação mais importante também
é a mais difícil: escolher a empresa de mudança certa. Com milhares de empresas de
mudanças locais localizadas em todo o país, não faltam opções para o seu negócio.
É importante saber quais as perguntas a fazer às empresas de mudanças para
contratar o trabalho. Para encontrar uma empresa que melhor atenda às suas
necessidades específicas, aqui estão cinco perguntas a serem
feitas antes de contratar uma empresa de mudanças.
1. Está devidamente licenciado?
Para evitar fraudes e
mudanças desonestas, certifique-se se a empresa de mudanças está devidamente
licenciada. Todas as empresas de mudanças profissionais devem ter um número de
licença emitido pelo Instituto da Mobilidade e dos
Transportes, I.P. (IMT). Poderá verificar
o número da licença e o histórico de reclamações com o IMT online. Portanto, as
transportadoras locais devem possuir uma licença.
2. Tem experiência com meu tipo de mobiliário?
Certifique-se de
perguntar à empresa de mudanças se ela tem ampla experiência em lidar com seu
tipo específico de mobiliário. Por exemplo, se você estiver se mudando para um
prédio alto, um andar de moradia com vários andares (e degraus) ou para uma
cidade grande, pergunte se a empresa de mudanças tem alguma experiência com
esse tipo de mudança. As mudanças devem estar bem preparadas para lidar com
qualquer coisa que surja em seu caminho, incluindo restrições de
estacionamento, escadas íngremes, falta de elevadores e portas pequenas.
3. Que tipo de opções de cobertura de
responsabilidade sua empresa oferece?
Antes de entregar seus
objetos, certifique-se de que seus pertences estejam cobertos por uma
seguradora em caso de acidente durante a mudança. Esteja de mudanças para o
outro lado da rua ou do país, a empresa de mudanças profissional deve ter várias
opções de cobertura de responsabilidade civil para o cliente escolher. Empresas
licenciadas são obrigadas a oferecer dois tipos de opções de responsabilidade: Seguro
de Valor Total e Seguro Especifico para Mudanças. O Decreto lei Nº239/2003 de 4 de
Outubro, define essas opções abaixo:
Seguro total do
valor: Seguros
mais abrangentes e de valor superior poderão ser realizados desde que
declarados pelo cliente em documento à parte do presente contrato com apresentação
de um inventário (listagem) com a descrição dos bens e o respetivo valor e
sempre sujeito a aprovação da companhia de seguros mediante prémio a pagar pelo
cliente.
Seguro Especifico para
Mudanças: Estão segurados os objetos que constituam recheio de
habitação ou escritório que durante o transporte sofram quebras ou perca total
decorrentes de choque, colisão, capotamento, incêndio, raio, explosão, furto ou
roubo (dos bens que se encontrem dentro da viatura durante o percurso) assim
como quebra de bens em consequência de quedas no solo durante as operações de
cargas e descargas.
Os clientes também têm
a opção de adquirir um seguro por conta própria. No entanto, antes de adquirir
o seguro, é recomendável verificar sua apólice de seguro residencial para
garantir que ainda está válida.
Além das opções de
cobertura de responsabilidade, deverá pedir também o comprovante de seguro da
empresa de mudanças. Toda empresa de mudança legítima e licenciada deve ser
capaz de apresentar sua própria apólice de seguro quando solicitado.
4. Tem referências?
Não contrataria um
funcionário sem verificar suas referências, então por que contratar uma empresa
de mudanças sem perguntar? Antes de confiar seus pertences a uma empresa de mudanças,
peça referências. Quando solicitado, um representante da empresa de mudanças
deve ser capaz de fornecer todas as informações de que precisa.
Obviamente, cabe
sempre a si fazer sua lição de casa. Ao procurar uma empresa de mudanças,
considere pedir recomendações a amigos e vizinhos. Mesmo nos dias de hoje, o passa
palavra ainda é uma das informações mais confiáveis para encontrar algo confiável.
Outro ponto: Verifique
também as avaliações e classificações online da empresa de mudanças em
diretórios de transportadoras e redes sociais.
5. Pode fornecer um orçamento vinculativo ou
uma estimativa que não exceda?
Não deixe que a fatura
apresente surpresas indesejáveis. Muitas empresas de mudanças oferecem
estimativas não vinculativas, o que significa que o preço estimado da sua mudança
está sujeito a alterações, dependendo dos custos reais. Isso pode ser uma coisa
boa ou ruim. Se a sua mudança exigir mais horas de trabalho ou for mais pesada
do que o inicialmente estimado, acabará por pagar mais do que estava previsto.
Caso contrário, poderá ter sorte e pagar menos.
Prefere saber
exatamente quanto vai pagar com antecedência? Assim, contratar uma empresa de
mudanças que ofereça um preço vinculativo é a melhor opção. Um preço por
escrito vinculativo garante que o custo de sua mudança não ultrapasse o valor
de custo original. O valor obrigatório deve incluir complementos e quaisquer
cobranças potenciais ao longo do caminho. Ao iniciar sua pesquisa por uma
empresa de mudança, certifique-se de perguntar se a empresa oferece orçamento
por escrito para seus clientes. Todos os complementos e serviços, como escadas,
tempo de viagem etc., devem ser incluídos e claramente definidos no orçamento.